sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Fobias


Fobias
Fobias são medos irracionais, reconhecidos como absurdos pela própria pessoa que os sente, a qual, apesar disso, não consegue dominá-los.  
Por exemplo, medo de dentistas, medo de cães, pânico de tempestades, nictofobia (medo do escuro), medo das alturas , medo de outras pessoas , agorafobia (medo extremo ou ansiedade de espaços ou situações de onde seria difícil escapar) , aracnofobia ( medo de aranhas) , medo de cobras, medo de sismos, entre outros.

Causas
Factores genéticos : Sabe-se que o pânico e a agorafobia aparecem com maior prevalência em determinadas famílias. Embora parte desses sintomas possam ser adquiridos por aprendizagem, já que as crianças observam e imitam os comportamentos dos pais, há estudos genéticos que apontam para uma maior importância da hereditariedade em relação à aprendizagem.  

Experiências marcantes de vida: Apesar de provadas as causa genéticas da doença de pânico e fobias, há doentes em cuja história familiar não se encontram outras pessoas com a doença. Segundo várias teorias psicológicas, as experiências marcantes da vida poderiam servir de mecanismo de aprendizagem da doença.  


Tratamento para as fobias

O tratamento mais frequente para fobias é um tipo de terapia comportamental cognitiva chamada terapia de exposição. Este tratamento é bastante eficaz. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, cerca de 75% das pessoas ultrapassam as suas fobias com este tipo de terapia. Na terapia de exposição, o individuo é exposto, num ambiente seguro e controlado, ao seu objecto ou situação provocadora de medo. Isto é feito de forma gradual. Combinada com técnicas de relaxamento, esta terapia é muito eficaz e proporciona ao indivíduo um sentimento de controlo. Algumas fobias, como a fobia de aviões ou de conduzir, são tão comuns que existem profissionais especializados no seu tratamento.  
 Quando praticadas regularmente, actividades como ioga, meditação, e alongamento e relaxamento dos músculos poderão ajudar significativamente na diminuição dos sintomas.

Bibliografia: http://hypescience.com/23470-voce-tem-medo-de-que-as-10-fobias-mais-terriveis/



Sem comentários:

Enviar um comentário